24.8.15

3 Dicas sobre como agregar valor ao trabalho artesanal + 1 Passo a Passo de etiqueta de tecido


Se você, artesã(o), tem dúvidas sobre como melhorar a apresentação de seus produtos, visitou a página certa. Nesta postagem vou te dar 3 dicas simples e baratas, mas que causam uma grande diferença na impressão que seu cliente terá sobre seu trabalho.
Além disso, temos hoje também um exemplo de tag tipo "manual de cuidados" para você que quiser baixar ou usar como inspiração para personalizar a sua própria e por fim um passo-a-passo bem simples para você mesma(o) fazer etiquetas de tecidos para aplicar em suas peças.

Gostou? Então confere aqui o que preparei para você.


1. A Embalagem do produto
Ou embalagem interna quando este for enviado via correios.
É ela a responsável pelo encantamento inicial, pela primeira impressão que o cliente terá sobre seu trabalho, como um todo, pois ao tomar o cuidado de fazer uma embalagem bonita, que não precisa ser nada exagerada, já é o suficiente para o cliente se sentir especial, afinal de contas aquela embalagem foi feita para ele.


19 Ideias de embalagens artesanais para presentes


Embalagens

Créditos das embalagens: Gemelares e Artesanato na Rede


2. Tags e Bilhetinhos
Existem diversas maneiras de utilizá-las, para agradecer ao cliente pela preferência pelo seu trabalho, para mandar uma pequena mensagem, para mostrar sua marca e mandar seus contatos, para repassar ao cliente meios de cuidar do seu produto.
Diversas são as funcionalidades, os tamanhos e os desenhos, na maioria das vezes elas são muito simples, mas assim como as embalagens, são capazes de mostrar ao cliente que você se importa com ele e com seu produto.



 

Créditos das tags: Revista ArtesanatoLuciana Murta e Rosa Pimenta.

E falando em tags e como cuidar seu produto, você pode enviar junto, na embalagem, uma tag contendo os cuidados básicos para manter e garantir maior durabilidade à sua peça. Essa aqui é minha (fique à vontade para baixar), mas usando os desenhos de guias de lavagem você pode montar o seu próprio "manual de cuidados" personalizado.


3. Etiquetas de tecido para aplicação nas peças.
Assim como já comentei nos dois primeiros tópicos, todos esses pequenos detalhes agregam valor ao seu produto e no caso de uma etiqueta personalizada com sua marca costurada junto à sua peça, aumenta-se a confiabilidade no trabalho, dando uma cara mais profissional.

 

Créditos das etiquetas: Flickr - Pura Ideia

Você pode encomendar e receber suas etiquetas personalizadas prontas pelo correio, existem vários vendedores que fazem este tipo de trabalho pela internet, principalmente anunciados no site Mercado Livre.

Mas você também pode personalizar e fazer a sua própria etiqueta em casa.

Para isso será necessário:

- Papel Transfer (encontrado em papelarias e em algumas lojas de artesanato);
- Tecido de algodão, cetim (efeito brilhante) ou tactel (efeito fosco);
- Computador e impressora;
- Ferro de passar roupas;

Como fazer? Muito simples:

Crie no computador a arte da sua etiqueta, ou seja, coloque o desenho de sua marca, ou o nome que levam seus produtos (exemplo: "Artesanatos da Júlia"). Depois de criar a arte da etiqueta, copie e cole a quantidade a ser impressa em uma folha do papel transfer. 
No momento de imprimir é IMPRESCINDÍVEL que você configure a impressão para a forma espelhada. Se não for possível, use a tecla print screen e cole a imagem no Paint, lá você poderá editar a imagem clicando em "editar" e "inverter horizontalmente".

Depois de impresso coloque o papel sobre o tecido e passe-o com o ferro quente, seguindo as instruções do fabricante do papel.

E pronto! Sua etiqueta personalizada está prontinha para uso e você poderá colar ou costurar à sua peça.

Com essas dicas você agregará muito mais valor ao seu produto. Simples tags de agradecimento, como cuidar e manter a limpeza do seu produto ou até mesmo a embalagem onde o produto é entregue, fazem uma grande diferença para o cliente, gerando uma relação mais estreita entre ele e você (artesão), dando também mais confiabilidade ao seu trabalho.

Se gostou desa publicação, deixe um comentário, compartilhe com seus amigos.
Caso queira ver algum assunto ser abordado aqui no blog, entre em contato comigo.